Mestre Guru (Franilson) Franilson e Dj Marcelo moradores da Cidade Tiradentes - Zona Leste de São Paulo. Componentes do grupo Fator Ético Fizeram parte na formação da Aliança Negra Posse - a primeira posse de periferia de São Paulo desde 1988.
Vamos conhecer abaixo:
FRANILSON
Mestre Guru ( Fran) membro da Cultura Hip Hop desde meados dos anos 80, criou o grupo Conexão Break Rappers, atual Fator Ético.
Realizou diversos eventos em consonância com entidades do movimento negro, posses e grupos de rap.
Também ajudou a fundar a Aliança Negra Posse em Cidade Tiradentes , Zona Leste de São Paulo, o Projeto Rappers em parceria com o Geledés – Instituto da Mulher Negra onde lançaram a primeira cartilha e revista Pode Crê!
EVENTOS:
1ª Mostra de Hip Hop na estação de metro São Bento e outro evento na estação Bresser. A casa de Hip Hop na rua Fagundes.
A 1ª Semana de Cultura Hip Hop na Ação Educativa , fui um dos idealizadores e realizadores com Sharylaine e o Kall Conceitos de Rua, nela participei também como palestrante, rappers.
Palestrou em universidades e escolas públicas com o projeto “Rapensando Educação” entre outros com a temática do hip hop difundindo a cultura através de debates e apresentações dos elementos.
Participou no 1º Encontro de Hip Hop Paulista no Memorial da América Latina. Discografia: A Verdade Não Dita - Cash Box Coletânea . Oh Dee Jay – Homenagens aos DJs Coletânea.
Fator Original – Independente – Fator Ético. Interface - Single - Fator Ético, foi indicado no Prêmio Hutuz 2002 na categoria Demo Clipe, foi premiado no Festival de Curta Metragem.
Participou na faixa interpretação do grupo Potencial 3 tocando berimbau.
Formação:
Professor da educação básica I, fui coordenador educacional ( diretor de escola ) no município de Suzano, Projovem – foi coordenador administrativo da estação juventude Ipiranga –Sé.
DJ MARCELO
Marcelo Soares Nasc. Agosto / 1977 Nat. São Paulo – SP Bairro Cidade Tiradentes - SP
Sua história no Movimento Hip Hop começou aos 15 anos.
" O ano era de 1992, antes disso, lembro que comecei a prestar atençao na programação da MTV ( emissora na época UHF), mesmo tendo a TV de casa em preto e branco, eu e meu Irmão ficavamos tentando sintonizar a MTV para assistir aos clipes dos mais variados estilos, e o que me chamou a atenção foi o rap, musicas como do “ Ice-T - Colors”, “LL Cool J - I'm Bad”, “ Rum DMC”, “Public Enemy” e tantos outros, me dispertaram para uma novo olhar sobre o mundo.
Quando fui estudar na Escola Dr. Cesar Augusto Salgado, conheci outras pessoas que curtiam rap, garotos que já tinham um contato melhor com o Hip Hop, pois eles tinham irmãos mais velhos que já frequêntava o movimento no Metro São Bento.
Na Cidade Tiradentes já tinha um grupo de adolescentes que desde de 1988 se encontravam com a proposta de ajudar a comunida com o movimento Hip Hop, eles se tornariam a “ Aliança Negra Posse”, Franilson (cofundador) morava no mesmo prédio que o meu, através dele pude conhecer melhor a proposta do rap e de conhecer outras pessoas do movimento, uma delas seria Bad Cat (Paco) que futuramente montariamos um grupo “ Estilo Natural”, tivemos a oportunidade de gravar uma colêtanea pelo selo “Zambia - Consciência Black 3” com part. do DJ Smooker D ( Doctor MC's).
Tive a oportunidade entre 1994/1996 de se chamado a participar da “Aliança Negra Posse” mesma época em que Franilson me levou pra conhecer o “Instituto Geledés - Projeto Rappers” e de participar do “Projeto Jovem no Farol – ANP”.
Como “ DJ” minha atuaçao nunca foi de discotecagem em baile, mas sim, de está presente com os grupos que participei, o pensar na articulação e a busca de conhecimento sempre foi mas forte, no entanto que hoje trabalho e estudo voltado diretamente na area da educação."
contato@produrap.com.br