INICIANDO UM BEAT DO ZERO
Salve, salve meus irmãos(as) espero que todos estejam bem de Saúde e protegidos pelo Ser Supremo Deus, hoje venho tratar de um assunto com vocês que muitos me perguntam lá no meu Instagram via Direct e creio que também seja dúvida de muitos por aqui que acompanham as matérias do nosso Mundo Beatmaker, a questão é: – Magraum qual o primeiro passo dado para se Iniciar um Beat?... então respondo para vocês; – Não existe uma regra básica para isso. Vou dar um exemplo, no meu caso as vezes eu início um Projeto(Beat), pelo Drum (bateria), em outros casos eu uso um Sample (amostra de áudio, trecho de música já existente),daí em diante eu crio a bateria, consequentemente depois eu toco algo para enriquecer o Beat, exemplos: um Baixo, ou Piano, tudo depende do que se trata o Sample selecionado anteriormente. Em outros casos eu toco algo depois eu crio uma sequência de Bateria e as vezes até adiciono um Sample também se achar que a necessidade.
São diversas as formas que posso iniciar um Projeto então na minha opinião pessoal não existem regras, pode ser que algum Produtor ou Beatmaker, siga alguma regra, mas no meu caso isso não acontece, vai do momento, da inspiração, da ideia de criação, enfim depende de algumas coisas. O engraçado é que a maioria das pessoas que me perguntam isso não são profissionais do meio musical, são as pessoas que apreciam meu trabalho então eu acredito que seja uma questão de curiosidade mesmo em saber como as coisas funcionam, como é o processo mesmo. Eu confesso que quando eu não produzia eu tinha essa dúvida também, ficava imaginando como seria construir um Instrumental do nada, do zero, rs e quando comecei a produzir não quis estabelecer ou criar uma regra deixei as coisas fluírem conforme o momento, a situação e deu muito certo graças a Deus. O conselho que eu posso dar para vocês que querem iniciar no Ramo é deixar as coisas acontecerem, e se acaso acharem que devem iniciar por exemplo pela Bateria iniciem, ou pelo Sample, ou criar uma linha Harmônica, resumindo encontrem a maneira mais construtiva e funcional para desenvolverem com qualidade o trabalho.
É isso pessoal espero que tenham gostado e matado a curiosidade, em breve eu estarei gravando uma Videoaula para vocês entenderem melhor como funcionam as coisas na prática e será postada no Canal do Youtube oficial do “PRODURAP” então se inscrevam e ativem o Sininho para receberem a notificações desse vídeo e de outros mais, espero vocês na nossa próxima matéria aqui no nosso Mundo Beatmaker, forte abraço, fiquem todos(as) com Deus. By-Magraum
Mixagem falando de modo simples é o ato de misturar sons diversos de instrumentos em um único Beat(instrumental) por exemplo:
o som de um Baixo, Piano e Guitarra, são três instrumentos distintos em uma única música.
os volumes tem que serem regulados devidamente para não causar uma poluição sonora explicando de modo prático mano, poderão ser acrescentados efeitos, Plugins, etc até tudo soar conforme o Produtor ou Beatmaker quer no produto final.
A mixagem de vozes também é um trabalho muito delicado que tem que ser bem feito para soar legal, exemplo Reverbs e Deezer são alguns efeitos adicionados nas vozes que dão caracteristicas incriveis na Mixagem final.
Bom Dia, Boa Tarde, Boa Noite, Boa Madrugada...que no caso é a melhor hora para produzir um bom Beat na minha humilde opinião, hoje não trago nenhuma matéria para vocês amigos como de costume mas sim algumas dicas, orientações, experiências pessoais, ensinamentos gerais a respeito de produção, criação, etc., aproveitem, apertem os cintos e sigam em boa Viagem por aqui.
Para iniciarmos quero pontuar que são opiniões pessoais e não regras, primeiramente você precisa de Inspiração para criar um projeto musical seja de qual estilo for, sem inspiração fica mais difícil mas não impossível é claro, rs um ambiente tranquilo para trabalhar também ajuda muito seja em casa, no Studio não importa, o silêncio é um grande aliado do Produtor Musical, Beatmaker, etc.
Eu por exemplo gosto mais de produzir fim de noite e madrugada a fora, pelo silêncio pela falta de preocupações do dia a dia, pela tranquilidade que tenho para pensar e assim colocar em prática tudo que tenho em mente para meu projeto musical.
Algumas pessoas nascem com Dom , outras estudam e se profissionalizam para obter o que precisam na ausência do Dom natural, isso não quer dizer que quem tenha esse Dom não precise estudar, não é isso, apenas os dotados do Dom se diferenciam uma pouco dos demais por terem um pouco mais de talento talvez, eu disse talvez.
Uma boa dica para se inspirar é ouvir muita música de diversos estilos, mas música boa é claro, as porcarias que existem no mercado não irão te inspirar a não ser para saber o que não se deverá fazer, outras coisas que me inspiram e o contato com a Natureza, Meditação, exercícios físicos, estar com a minha Filha, Família e as pessoas que Amo de verdade, ler um bom Livro, inclusive nessa quarentena já li três.
Vale lembrar pessoal que essas são as minhas experiências pessoais, outras pessoas podem se inspirar de outra forma, cada um tem seu estilo de Vida, seus costumes, vivem seu dia a dia, então isso é algo muito pessoal, mas conheço muitas pessoas que se inspiram da maneira que busco inspiração também em alguns quesitos, eu creio que tudo que traga Paz Mental, Física e Espiritual podem te ajudar a desacelerar um pouco a Vida e assim se concentrar e trazer vibrações boas para sua evolução musical e de Vida também de forma geral.
Na minha opinião o importante é se encontrar, se conhecer, se entender para que assim as coisas fluam naturalmente no geral e isso ajudará muito nas produções e atividades musicais no Studio. Eu creio que a maioria dos Produtores e Beatmakers tem seus Ídolos, se espelham e admiram alguém do meio, no meu caso gosto dos trabalhos do Apollo Brown, DjPremier, 9Th wonder, Statik Selektah, Marco Polo, J Dilla, Dr Dre, J Cole...Kl Jay, Papatinho, Laudz, entre outros, ouço e observo a maneira como eles trabalham, as técnicas que usam, o modo de fazerem as coisas acontecerem de maneira única, isso também serve de inspiração seja momentânea ou não.
Momentos e fatos do cotidiano também podem ajudar muito nas produções, em momentos tristes eu produzi Beats incríveis pelo sentimento em que me encontrava, saíram coisas, pesadas, sombrias, tristes, em momentos alegres também fiz trabalhos incríveis para cima com Vibes sensacionais, resumindo tudo pode servir de impulso, incentivo para vocês fazerem trabalhos de alta qualidade. Pessoas, atitudes, acontecimentos tudo envolve e pode influenciar na hora da criação eu digo por experiência própria, mas claro as vezes acontece aquele tal “Bloqueio Criativo” sim já passei por isso algumas vezes e é natural galera, o mais indicado é ficar sem trabalhar por uns dias e a Mágica acontece, tudo volta ao normal e você volta a ser aquele excelente Produtor de antes rs, acreditem assim que funciona.
Enfim meus amigos vou ficando por aqui, eu espero ter ajudado vocês de alguma forma, deixando aqui meu relato, minha experiência e curiosidades sobre minha carreira de Produtor e Beatmaker, lembrando que também sou Rapper, Mc, Compositor, Escritor etc., mas são assuntos para uma outra conversa combinado? Me cobrem depois, fiquem todos(as) com Deus, um forte abraço, Paz e Luz para vocês.
By- Magraum
Olá meus amigos como vocês estão?
Eu vou bem graças a Deus e venho aqui hoje contar um pouco para vocês da minha história inicial como Produtor, Beatmaker, expor um pouco da minha trajetória, as dificuldades que tive etc, fiquem a vontade, sejam bem vindos.
Para quem não me conhece me chamo Luciano mas sou conhecido por ai como Magraum, para quem não sabe estou no Hip Hop desde a década de 90, como Rapper, MC, Dj mas somente em meados de 2010 me arrisquei em me tornar um Produtor musical, um Beatmaker um pouco mais a frente, com muita dificuldade mas com muito interesse em aprender eu comecei a me informar a respeito dos programas de produção musical na época, conhecendo então o Fruity loops Stúdio, claro antes tive contato com outros programas por ser Mc estava sempre por ai nos Stúdios gravando voz e sempre me interessei por esse meio.
Conheci também o Sound fourge, Sonar, Pro tools entre outros, até então não havia escolhido nenhum para começar, foi quando me interessei pelo Fruity quando me foi apresentado, e desde então trabalho com ele, como havia dito em uma outra matéria que se tratava sobre esse Software passei por várias versões até chegar na que uso atualmente.
Certo Magraum mas espera ai, vamos voltar ao inicio certo?
Ok amigos vamos lá, a principio apanhei muito para aprender a mexer na DAW (Digital Work Station) mesmo não sendo tão dificil mas para mim tudo era novidade estava conhecendo aquele universo totalmente novo, mas graças ao meu empenho e curiosidade fui fuçando daqui e dali até conseguir produzir meu primeiro Beat.
Então fui me interessando mais e mais e me empolgando com a ideia de produzir minhas próprias trilhas, com alguns Samples que eu conseguia buscando na internet, aaaah detalhe eu tinha apenas um PC básico e um Fone de ouvido de R$35,00 na época então as dificuldades se iniciam por ai,com o passar do tempo fui dominando a ferramenta de trabalho e pensando alto já, imaginando novos horizontes profissionalmente.
Comprei um Notebook simples mas que já me ajudaria mais que o PC velho que eu tinha, e depois comprei um Headphone Beats Stúdio, a coisa foi melhorando, eu já ouvia melhor o que eu criava no Software, um tempo depois eu sabia que precisava de mais qualidade e comprei uma placa de aúdio USB (interface), obtendo assim mais qualidade ainda nas produções, a coisa estava ficando boa, aos poucos tudo ia fazendo mais sentido para mim.
Mais adiante eu já etava dominando o Fruity loops, já conseguia fazer Beats mais profissionais por conta da placa de aúdio que eu tinha adquirido, mas eu queria mais qualidade, vendi aquela placa de aúdio e comprei outra melhor que ela, um incentivo a mais para continuar produzindo, maravilha, as coisas foram acontecendo aos poucos mas eu tinha Fé que iria chegar onde eu queria chegar, vendi meu Headphone da Beats e comprei um outro da Linha Sms Aúdio (50 Cent), legal eu curti mais o som era mais nitido para mim.
Logo depois de um tempo meu Notebook deu pau, as dificuldades novamente, e aquela sensação de fracasso, mas não desisti, juntei uma grana mandei arrumar o Notebook e tudo estava certo, aaah nesse meio tempo esqueci de mencionar comprei meus Monitores de aúdio e também um Controlador Midi Lpd 8 da Akai, isso antes do Notebook me deixar na mão.
Imaginem a frustração pessoal eu estava com tudo que precisava e de repente já não estava com nada pois a minha principal ferrramenta havia quebrado, voltando a história, mandei arrumar o Notebook, e comprei outro controlador Midi a LPK 25 da Akai também, depois de 2 meses o Notebook quebrou novamente mas fiz o orçamento e já não compensava arrumar novamente pois ficaria muito caro, tudo isso acontecendo e eu gravando músicas novas e fazendo produções imaginem minha cabeça como estava, a mil.
Mas como nada é fácil estava sem condições de comprar outro Notebook e acabei pegando o da minha mãe emprestado para fazer os trabalhos, pois tinha Beats em andamento para entregar para alguns MC’s e não podia falhar, enfim foi dando tudo certo apesar das limitações que eu tinha com o Notebook emprestado, vendi alguns Beats, publiquei outros Online, vendi e fui me virando com aquele Notebook mesmo, era o que eu tinha, são tantas coisas que esqueci de mencionar, um amigo meu que viajava para os Estados Unidos direto trazia uns Headphones da linha Beats do Dr. Dree eu por conhecer muita gente vendi algumas peças para ele e acabei ganhando um Beats Solo Red, edição ilimitada, o que me ajudou muito também nas produções.
Lembrando que não eram Headphones de referência, mas como eu já tinha os Monitores para mim não houve problema algum, mas aconselho a vocês que querem fazer música de qualidade e ainda não tem condições de comprar os Monitores de áudio, que invistam em um bom Headphone de referência, isso fará total diferença.
Enfim algum tempo depois, continuei me aperfeiçoando a cada dia e ainda até hoje, adquiri meu Notebook novo bem melhor que os outros que eu já havia trabalhado, ressaltando que isso tudo aconteceu em 10 anos amigos, então tudo leva tempo, não aconteceu da noite para o dia ,pelo menos para mim não, hoje em dia faço Beats para diversos artistas nacionais e internacionais, tenho meu catálogo Online, vendo também no boca a boca, pelas redes sociais, etc.
Mas então vocês me perguntam:
“ Mas o que você quer dizer com tudo isso que foi escrito acima Magraum?”
E eu respondo para vocês: "Nunca desistam de seus sonhos meus irmãos, por mais difícil que as coisas sejam vá em frente, com Fé, Coragem, Persistência, as dificuldades serão muitas, mas não desista..."
Siga, eu cheguei em um patamar profissional muito bom mas ainda almejo voar mais alto pois sei da capacidade que tenho, acredito em meu potencial e sei que vou chegar além, façam o mesmo estudem, um detalhe muito importante em todo esse tempo eu estudei, vi aulas online, busquei conhecimento, fiz aula de música, me profissionalizei ao máximo e ainda tenho muito que aprender, nada cairá do céu para você, tem que buscar, acreditar, se fortalecer e investir naquilo que gosta e quer, um conselho meu, de um cara simples, que sempre acreditou em si mesmo apesar de qualquer coisa.
Talvez eu tenha esquecido alguns detalhes mas o mais importante aqui é a minha intenção com vocês em mostrar que tudo é possível desde que aja vontade, curiosidade, gana em aprender, sonhar e conquistar, beleza galera? É isso vou ficando por aqui até porque ficou muito extenso, mas procurei passar a vocês como eu disse acima, que tudo é possível e só depende de si próprio.
Obrigado Deus abençoe a todos, forte abraço.
By: Magraum