BOOM BAP. Estilo de produção musical que se destacou na costa leste entre meados da década de 1980 e o início dos anos 90.
Um estilo de batida mais pesada, sincronizada, cadenciada, dando destaque ao Bumbo...época conhecida como “ A Era de Ouro” do Rap.
Os beats Boom bap possuem BPMs (batidas por minuto) que geralmente variam entre 80 e 96,não esquecendo de mencionar o uso de Samples (amostras) que são essenciais na produção dos Beats, já as letras variam entre diversos assuntos.
GANGSTA RAP. O Gangsta é um estilo mais violento do Rap,normalmente as letras falavam de tráfico, crimes,mortes, a violência real da época que era retratada em forma de Poesia pelos Rappers de diversas regiões.
Algumas gangues também se expressavam dessa forma nesse estilo pesado como os Bloods and Crips, envolvidos em crimes, tráfico, etc...
Vários artistas americanos também se destacavam Nwa, Ice Cube, Snoop Dogg, 2Pac, entre muitos outros.
No Brasil também tivemos muitos grupos nessa linha de estilo.
UNDERGROUND. Um estilo diferenciado que não segue padrões em letras e nem nos Beats(instrumentais), sejam com Samples, ou instrumentos tocados.
Um Flow mais elaborado destacava o estilo, independentes e sem rôtulo alguns, totalmente alternativos esse estilo ganhou muito espaço nos anos 2000 em diante.
Até os dias de Hoje, muitos Rappers nacionais aderiram a esse meio de expressão diferenciado.
TRAP. Apareceu no inicio dos anos 2000 nos Estados Unidos,um estilo que se destaca pelo HiHat marcado na Bateria, um 808 (Bumbo com Baixo obscuro), e o Clap no lugar da Caixa, as vozes com efeitos marcantes,alguns arranjos de música eletrônica vemos em alguns Beats, as letras destacam ostentação, Luxo, coisas desse tipo.
Aqui no Brasil ganhou espaço mais ou menos em 2017, alguns grupos vieram nessa linha e no atual momento ainda estão.
Os beats de trap possuem um andamento mais lento, em torno 70 BPM (batidas por minuto) as vezes mais podendo chegar acima de 100BPM, varia muito.
Lo-Fi. Lo-fi é um estilo de produção musical que usa técnicas de gravação de baixa fidelidade (low fidelity). Sua aplicação normalmente é causada por limitações financeiras do artista. Muitos artistas de lo-fi usam gravadores baratos de fita cassete para fazer as músicas.
O termo foi criado por um DJ que dedicou meia hora de seu programa numa rádio para gravações caseiras ao longo do final da década de 1980 sob o nome Lo-fi.
Um estilo apenas instrumental as vezes com introduções faladas,muito usado por Jovens que ouvem quando estão em casa estudando, relaxando, meditando etc, alguns ruidos também são acrescentados nesse estilo, sons da natureza etc, nos anos 2016 ganhando destaque no Brasil e até os dias atuais, no youtube temos vários canais dedicados a passar videos com animações e os Beats Lo-Fi rolando,econtramos inclusive canais brasileiros,transmitindo ao vivo Beats com Samples de artistas nacionais e trechos de letras.
CONSIDERAÇÕES GERAIS
Vale lembrar que o que foi especificado acima são minhas opiniões e como eu vejo os estilos, não quer dizer que sejam assim definidos, é apenas a minha forma de ver, meu entendimento, na dúvida amigos pesquisem, se informem mais, se for do interesse de vocês é claro, é sempre bom lembrar que estamos sempre em fase de aprendizado geral e fiz essa matéria para passar um pouco do meu conhecimento musical, lembrado novamente essa é a minha visão, a sua pode ser diferente ok?
Muito obrigado pela atenção!
Deus abençoe a todos e aguardem novas matérias! By - Magraum